Pular para o conteúdo principal

O que é o CISV? Conheça! E como eu, você terá uma grata surpresa!!


 CISV – Children’s International Summer Villages


Fui indicada, por uma prima, para ir a uma reunião do CISV em Salvador. Seria uma reunião para pessoas que tivessem interesse em participar do programa ou ser líder. Cheguei ao local da reunião um pouco antes da hora marcada. Logo que entrei no salão, me deparei com uns 6 ou oito jovens. Perguntei se ali teria a reunião do CISV e um deles me disse que sim. Sentei-me e recebi uma ficha para preencher. Enquanto fazia isto, fiquei prestando atenção na conversa dos jovens. O que faziam na faculdade, o que achavam dos professores, etc. Comecei a pensar que estava no lugar errado. Mais e mais jovens foram chegando, todos na faixa de 19 a 26 anos, mais ou menos. Contudo, em confiança a minha prima, fiquei para ver em quê aquela reunião iria dar. O que sairia de uma reunião de uns 25 jovens desta idade. Mais tarde chegou uma senhora e quase no início da reunião chegou um rapaz de uns 30 e poucos anos. Bom, pensei: - Talvez mais tarde cheguem mais adultos. Mas a reunião começou e nenhum outro adulto chegou! Pelo que conhecia dos jovens brasileiros, pensei: - Jesus! Isto vai ser um desastre!! Se a reunião do meu condomínio, só com “adultos”, normalmente é um desastre, o que seria aquela ali? Que estou fazendo aqui? Tenho convidados para jantar na minha casa hoje, daqui a quatro horas, tenho ainda que preparar o jantar e algumas outras coisas e estou aqui no meio deste monte de jovens! Entretanto, a confiança em minha prima e a minha intuição diziam para eu ficar! Às 15:30h, dois jovens, depois de ajeitarem um projetor, pediram para que afastássemos as cadeiras e fizéssemos um círculo. Eu não me lembro se antes disto ou depois, a senhora que estava lá se apresentou dizendo que era a coordenadora. Pensei: - Ah, bom, ela fará a apresentação!! Fizemos um “warm up”, uma brincadeira para que pudéssemos nos apresentar de uma forma mais divertida. Depois disso, os dois jovens já citados, voltaram para perto do projetor. E qual não foi a minha surpresa quando os dois jovens começaram a apresentação! E que bela surpresa!! Quando eles começaram a falar, se via aquele brilho nos olhos deles. Falaram sobre a organização, mas entre um assunto e outro, falavam também de suas experiências no CISV. Alguns dos jovens que estavam no círculo também davam informações e faziam comentários. E aí eu percebi que alguma coisa diferente estava acontecendo ali. Estavam todos ligados na apresentação, participando da reunião e com um fervor que saltava aos olhos!! Tinha uma garota de vestido salmão, que literalmente falava saltitante, tanto era o seu entusiasmo!! O programa é de jovens interessados em fazer amizades com pessoas do mundo inteiro, aprender a aceitar as diferenças e inspirar ações por um mundo mais justo e pacífico! Fiquei muito feliz de não ter ido embora e presenciar o que estava acontecendo ali. Fiquei pensando no orgulho que os pais daqueles jovens deveriam sentir, por terem filhos tão lindos (e não estou me referindo à beleza exterior, porque todos os jovens têm a sua beleza), tão humanos; que sem sombra de dúvida são e serão excelentes amigos, excelentes pais, excelentes companheiros, excelentes empresários, excelentes funcionários. Serão excelentes em qualquer função!!
Li que o Brasil é um dos países com maior número de associados ao CISV e tive certeza que agora o Brasil está se tornando “um dos países do futuro”, como predisse Stefan Zweig, em 1941, no seu livro: Brasil, um País do Futuro!!
E para traduzir exatamente o que estes jovens são, nada melhor do que estas palavras de Joseph Campbell: “Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser  e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estarmos vivos...!"

Marcília Castro

http://www.br.cisv.org

Do Wikipédia:
O CISV, sigla (adotada até 2007) de Children's International Summer Villages é uma organização internacional independente, voluntária, apolítica e não-religiosa que promove educação para a paz e amizade intercultural.
Tem como objetivo formar lideranças comprometidas com a cooperação, integração intercultural e solução pacífica de conflitos.
Criado em 1951 pela psicóloga Doris Allen e presente em mais de 60 países, o CISV é mundialmente reconhecido por seu trabalho por um mundo mais pacífico.
No Brasil, o CISV está presente em Araraquara, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba (em desenvolvimento), Londrina, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, Salvador e Vitória.

Comentários

  1. Olá Marcília, como é bom ler o relato de pessoas como você, que entraram em contato com o CISV e se sentiram tão inspiradas como nós, participantes dessa organização tão fantástica!
    Espero que você se envolva ainda mais com o trabalho do CISV, é uma experiência única e muito gratificante.
    Abraços de BH.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Natália, pela participação nos comentários! Realmente é uma organização fantástica e inspiradora!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Telas de Léo Costa: cor, luz e realidade, impressionantes!!!

Gente, é com imenso prazer que estou compartilhando com vocês esta maravilha de artista que se chama Léo Costa, cuja arte sai da alma, das cenas e das paisagens que o rodeiam. É meu conterrâneo, de Bom Jesus da Lapa, cidade do sertão, lá quase onde o vento faz a curva e que pouca gente conhece, por isto sinto tanto orgulho de divulgá-lo, e divulgar a beleza de uma região, que só olhos muito especiais têm a capacidade de enxergar, e mais ainda, de imortalizá-las em pequenas obras de arte!! LÉO COSTA - Artista Plástico Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Léo Costa é natural de Bom Jesus da Lapa-Bahia, onde desde sua infância qualquer imagem de livro ou revista lhe prendia a atenção. Passava horas limpando a terra do chão onde desenhava com um graveto, na roça onde morava, e sempre se destacou pelos desenhos que fazia onde estudou ou morou. Aos 10 anos mudou-se par