Pular para o conteúdo principal

Palacete das Artes - Museu Rodin Bahia

O Palacete das Artes - Museu Rodin Bahia, que fica no Bairro da Graça, Rua da Graça, em Salvador. Foi morada do Comendador Bernardo Martins Catharino, que veio de Portugal para o Brasil aos treze anos, precisamente para a cidade de Feira de Santana, onde começou a trabalhar. Casou-se com Úrsula Costa em 1883. Em 1887 se mudou para Salvador e se transformou em pouco tempo em um grande comerciante, formando grande fortuna. Faleceu em 1944.




O Casarão fica em uma área muito grande, com frondosas árvores e cercado por várias obras de Rodin. Foi inaugurado em 1912. É constituído de dois pavimentos, tendo como ornamentos internos, pinturas parientais com cenas românticas; naturezas mortas; forros do teto em painéis, com pinturas de figuras de anjos e ornatos em elementos de folhas, flores e pássaros, destacando o forro com douramento da Sala Napoleão, ornado com figuras de águias; elementos da simbologia maçônica (tanto o Comendador Bernardo, quanto Rossi e Cercelli, que também foram moradores do Casarão, eram maçons); vitrais (destaque para o de Nossa Senhora da Conceição, já que Dona Úrsula Catharino era católica); pisos em parquet, mármores e ladrilhos hidráulicos. Encontra-se, também, no interior do prédio um elevador francês da época da construção. Em 1982, o Casarão é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. ( info do site do Palacete das Artes)




As obras de Rodin espalhadas pelo jardim do Palacete das Artes são lindíssimas e já valem a visita!!


The Torso of  the Shadow em Bronze - 1901 - Rodin


A Mártir em bronze - 1885 - Rodin

Na parte interna do museu está uma exposição de esculturas de Mario Cravo Jr. que ficará em exposição até setembro de 2013.



Mário Cravo Júnior, nasceu em Salvador no dia 13 de abril de 1923. É escultor, pintor, gravador e desenhista. Faz parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia.

Para comemorar os 90 anos de Mario Cravo Jr., foi inaugurada, a exposição 'Mario Cravo Jr. Esculturas', no Palacete das Artes, reunindo 62 obras do artista.

As obras são apresentados para o público trazendo produções de diversas épocas, inclusive obras novas.




A casa por dentro é belíssima, com pinturas nas paredes e vitrais que deixam entrar uma luz colorida em algumas salas.



Vitral de Nossa Senhora da Conceição

Florival Oliveira - O minimalismo Barroco

Vencedor do V Salão Nacional Universitário de Salvador em 1980, do Animathon 1986, no Canadá, com o filme de animação “Garrancho”, do Prêmio Investidor Profissional de Arte – PIPA 2011, entre outros.

Florival nasceu em Riachão do Jacuípe-BA e desde cedo foi arrebatado pela arte do fazer e o fazer dos artesãos. Formas, volumes, espaços, movimentos, diversidade de materiais, e uma precisão técnica para tratar a matéria, marcam sua arte.

Além dos prêmios, sua obra consta de acervos como o Museu de Arte Moderna, Salvador/Bahia; Museu de Arte Contemporânea, Feira de Santana/Bahia; ACBEU, Salvador/Bahia; Biblioteca da Universidade da Bahia; Museu Regional de Feira de Santana.

A mostra conta com mais de 150 obras, entre gravuras, objetos, desenhos e esculturas, divididos em 4 instalações. (do site do Palacete das Artes)

A exposição de Florival só ficará até 06 de junho de 2013.


 

Café Solar - Gastronomia Contemporânea




O Café é um lugar muito agradável e serve comida contemporânea. Como sou fã da comida mexicana, pedimos como entrada um Nachos. Muitas pessoas já tinham me falado que os crepes de lá eram muito bons. Pedimos um de frango e um doce, de banana com chocolate amargo. O crepe de frango estava razoável, mas o de chocolate eu achei puxento. Gostaria que vocês me dessem um feedback quando forem lá, pois tinham me falado tão bem de lá, que suponho que tenha sido um mau dia, mas voltarei lá de qualquer forma para reavaliar.


Crepe de banana com chocolate amargo:



Sempre há exposições novas no museu, então cheque o site abaixo e verifique quais as exposições atuais.


Palacete das Artes - Rodin Bahia
Rua da Graça, 289 - Graça
40150.060 - Salvador, Bahia, Brasil
Tel.: +55 (71) 3117-6987 / 6910

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Telas de Léo Costa: cor, luz e realidade, impressionantes!!!

Gente, é com imenso prazer que estou compartilhando com vocês esta maravilha de artista que se chama Léo Costa, cuja arte sai da alma, das cenas e das paisagens que o rodeiam. É meu conterrâneo, de Bom Jesus da Lapa, cidade do sertão, lá quase onde o vento faz a curva e que pouca gente conhece, por isto sinto tanto orgulho de divulgá-lo, e divulgar a beleza de uma região, que só olhos muito especiais têm a capacidade de enxergar, e mais ainda, de imortalizá-las em pequenas obras de arte!! LÉO COSTA - Artista Plástico Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Léo Costa é natural de Bom Jesus da Lapa-Bahia, onde desde sua infância qualquer imagem de livro ou revista lhe prendia a atenção. Passava horas limpando a terra do chão onde desenhava com um graveto, na roça onde morava, e sempre se destacou pelos desenhos que fazia onde estudou ou morou. Aos 10 anos mudou-se par