Pular para o conteúdo principal

A Feira da Cidade - Gastronomia gostosa e outras cositas!

Neste próximo fim de semana acontecerá a 5ª edição de A Feira no Parque da Cidade. Estive em todas elas e demorei um pouco para escrever sobre isto, pois queria ter uma visão maior do projeto coordenado por Carla Maciel da Agência Agosto com o patrocínio da Prefeitura de Salvador. Já de cara eu adorei a ideia, pois sou uma rata de feira. Sempre que viajo procuro saber se tem algo deste tipo na cidade onde estou, pois não há melhor meio de conhecer sobre a cultura do lugar, apreciar as pessoas,  provar a culinária local e participar da vida dos moradores da cidade. Este tipo de feira gastronômica é muito comum no exterior e já há alguns anos está se tornando popular no Brasil, principalmente em São Paulo. Fico muito feliz que tenha chegado a Salvador. Salvador que sempre foi uma cidade de vida ao ar livre, cidade de praia, estava vazia. As pessoas estavam trancadas dentro de casa, dentro de condomínios, de resorts, de hotéis. 
A Feira trouxe famílias inteiras para a rua! Estamos ocupando o nosso espaço que tinha sido deixado por causa da violência e falta de segurança. Em todas as feiras em que estive, as pessoas foram sempre muito gentis, prestativas, amigáveis. Não vi, nem soube sobre qualquer tipo de violência! 
A comida de rua está presente em muitas cidades, mas levar os chefs dos melhores restaurantes da cidade para as ruas é sensacional! Que todas as pessoas possam provar de uma comida feita com técnica, precisão e esmero, onde os ingredientes são escolhidos com cuidado à procura do melhor produto e servida sem luxo, em pratos plásticos, caixas ou papéis e por um preço camarada é maravilhoso! 
Tive o cuidado de observar a limpeza das barracas e dos equipamentos, a maneira do preparo, o uso de luvas. É evidente a preocupação com a limpeza! Os lixos que ficam em frente das barracas são recolhidos de tempos em tempos e não vi nada no chão! 
Como são muitas barracas, a cada feira procuro provar diferentes pratos e sobremesas. Abaixo estão os pratos que provei e gostei! Quando eu não gosto de alguma coisa eu não posto, não falo nada.

Na 1ª feira na Barra provei:

  • Bomba do Atelier Bombom
  • Corno Baiano do chef Alício Charot
  • Pirulito de brigadeiro do Quatrochefs
  • Bolinho de paella do La Taperia
  • Nachos supremo con camarones do El Caballito
  • Wrap de camarão crocante do chef Fabríco Lemos

























Na Feira do Rio Vermelho provei:

  • Chocolate gelado da Seven Wonders
  • Bobó de camarão com farofa de tapioca e banana da terra do festejos de Elvira de Morais
  • Sanduíche de siri com creme de queijo e ovas de calelin do Ferraz
  • Helado de paila
  • Pastel de carne com azeitonas e molho aioli do Ercolano









 Na 2º feira da Barra provei:

  • Macarrons (macarons-Fr) da St. Michel 
  • Docinhos do Atelier Bombom
  • Sanduíche de fraldinha do Cozinha de Guerrilha 


























Na feira do Itaigara provei:

  • Choripan do La Pulperia com um cafezinho do Latitude 13'
  • Amêndoas confeitadas do De Além Mar
  • Nachos supremo con camarones do El Caballito


Adicionar legenda










Foi muito bom ver muita gente sentada na grama comendo as comidinhas da feira e as crianças brincando pela praça. Tudo parecia muito vibrante!



A próxima feira será amanhã no Parque da Cidade, sábado de 11 às 17h e domingo das 8 às 17h.
Aproveitem e levem seus filhos para se divertirem e passarem um dia das crianças bem divertido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Telas de Léo Costa: cor, luz e realidade, impressionantes!!!

Gente, é com imenso prazer que estou compartilhando com vocês esta maravilha de artista que se chama Léo Costa, cuja arte sai da alma, das cenas e das paisagens que o rodeiam. É meu conterrâneo, de Bom Jesus da Lapa, cidade do sertão, lá quase onde o vento faz a curva e que pouca gente conhece, por isto sinto tanto orgulho de divulgá-lo, e divulgar a beleza de uma região, que só olhos muito especiais têm a capacidade de enxergar, e mais ainda, de imortalizá-las em pequenas obras de arte!! LÉO COSTA - Artista Plástico Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Tela de Léo Costa Léo Costa é natural de Bom Jesus da Lapa-Bahia, onde desde sua infância qualquer imagem de livro ou revista lhe prendia a atenção. Passava horas limpando a terra do chão onde desenhava com um graveto, na roça onde morava, e sempre se destacou pelos desenhos que fazia onde estudou ou morou. Aos 10 anos mudou-se par