Pular para o conteúdo principal

Saúde


ÓLEO DE COCO - Excelente redutor da gordura abdominal



Os benefícios associados ao consumo do “óleo de coco” são reconhecidos e valorizados pela Medicina Ayurveda, na Índia, há quase três mil anos.

Tipos de óleo de coco: O óleo de coco pode ser refinado ou virgem.


A principal diferença entre eles é que, por ser extraído do coco maduro fresco (tipo aquele coco seco por fora que se compra na feira, ainda com água dentro), o óleo virgem demanda menos calor no processo e mantém um índice alto de antioxidantes. Isso o torna mais benéfico e impede que fique rançoso. O óleo virgem mantém o aroma e o gostinho do coco. 

O óleo refinado é extraído da polpa seca do coco, chamada internacionalmente de copra.  A polpa é seca ao sol, em fornos ou por defumação. O processo de obtenção do óleo de copra demanda mais calor e até solventes. O refinado geralmente não tem cheiro nem sabor, a menos que estes lhe tenham sido acrescentados para vender como se (ainda) fosse virgem. É classificado como RBD: refinado, branqueado e desodorizado. 

Sobre o aquecimento do óleo virgem de coco, análises mostram que o conteúdo de antioxidantes do óleo virgem produzido a partir do leite que inclui a água do coco e água aquecida é muito mais rico em polifenóis do que o óleo dos concorrentes que declaram produzir a frio. Ou seja, o calor moderado e rápido não altera as propriedades do óleo virgem. E os especialistas acreditam que algum calor é extremamente necessário para remover quaisquer enzimas ou bactérias presentes, que poderiam comprometer a qualidade do produto em pouco tempo. Notou-se que com o uso da água do coco, o óleo se separa mais rapidamente e que menos calor é necessário no final e menos filtragem também. O resultado é um óleo virgem de coco com mais qualidade e sabor.

Segundo o Código Alimentar, a nomenclatura extra virgem não se aplica ao óleo de coco. É exclusiva do azeite de oliva e se refere ao óleo obtido da primeira prensagem das frutas, a frio.
O óleo de coco possui de 42% a 52% de óleo láurico ou ácido láurico
Óleo láurico ou ácido láurico e seus benefícios

Antiviral - aumenta a imunidade: quando o ácido láurico chega aos nossos intestinos ele é quebrado pela enzima lípase e se transforma em monolaurina. A monolaurina é absorvida pelos intestinos e vai ao sangue. Esta substância, cujo precursor é o ácido láurico, destrói a membrana de lipídios que envolvem os vírus, bem como torna inativas bactérias, leveduras e fungos (inclusive giárdia, hepatite C, herpes, candidíase, tuberculose, pneumonia, faringite, doença de Crohn e a gripe).

Anti-inflamatório: os ácidos láuricos agem como anti-inflamatórios pela inibição da síntese local de prostaglandinas (PGE2) e interleucina 6, que são substâncias pró-inflamatórias presentes em quadros reumáticos, artrites e inflamações musculares. É eficiente no tratamento da enxaqueca.

Tireóide - colesterol - testosterona: Algumas observações levaram à descoberta que óleos láuricos estimulam a função da glândula tireóide. O bom funcionamento desta glândula faz com que o mau colesterol (LDL) produza hormônios que reduzem a velocidade de envelhecimento do corpo, como o DHEA, pregnenolona e a progesterona. Estes hormônios reduzem sintomas associados à menopausa e tensão pré-menstrual na mulher, problemas cardiovasculares, obesidade, entre outras doenças. O óleo de coco aumenta a atividade da 3beta-HSD e enzimas 17beta-HSD, estes estão envolvidos na produção de testosterona.

Diabetes: óleos láuricos também ajudam a diminuir a compulsão por carboidratos (açúcar, doces, biscoitos, etc.) devido a não estimularem a liberação de insulina. A maioria dos óleos poliinsaturados dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente “famintas”. A gordura de coco “abre as suas membranas”, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição e restabelecendo os níveis normais de energia. O risco de diabetes diminui com o uso regular de óleo de coco.

O óleo de coco regulariza as funções intestinais e hepáticas, acelera o metabolismo, melhora  a absorção das vitaminas lipossolúveis, minerais (principalmente cálcio e magnésio) e aminoácidos, beneficia os intestinos e triplica a energia física com menos calorias que as gorduras convencionais.

Pele e cabelos: Com o óleo de coco se faz a melhor massagem de óleo do mundo! O que ele faz para a sua pele, você simplesmente tem que testemunhar. Constitui uma barreira contra infecções, amacia e hidrata a pele, impede marcas de idade e manchas, atua na prevenção de rugas e rachaduras na pele. É um poderoso antioxidante, rico em ácidos láuricos e em vitamina E. Deixa o cabelo saudável e protege dos prejudiciais raios UV. É excelente para quem vai tomar sol e não gosta de filtro solar.
Na cozinha:  o óleo de coco do virgem é um alimento, e é um dos melhores óleos para se cozinhar. Sua estrutura química é resistente, não sujeita às mutações decorrentes dos ácidos graxos, mesmo quando usado em altas temperaturas, ao contrário de a maioria dos óleos vegetais. O azeite de oliva é rico em ácidos graxos que reduzem o colesterol. O ideal é usá-lo no tempero de saladas e de outros alimentos frios. Quando o azeite é aquecido, porém, seus ácidos graxos se degradam facilmente, tornando-se tóxicos. Para frituras e cozimentos, portanto, prefira gorduras pobres em ácidos graxos. É o caso
da manteiga e dos óleos de coco e de dendê.

Gorduras?  O óleo de coco virgem é um tipo de gordura que o corpo não converte em gordura corporal nem em placas no interior das artérias. A ingestão do óleo de coco bloqueia o sistema enzimático que converte os carboidratos em gordura corporal.
Mas a gordura do coco não é saturada?
É. Só que, ao contrário da gordura saturada das carnes, por exemplo, a do coco se compõe de ácidos graxos de cadeia média, considerados benéficos porque não são armazenados nas células, vão direto para o fígado para virar energia. Além disso, gordura de coco não contém ácidos graxos trans, muito comuns em óleos vegetais, que aumentam o mau colesterol.

Recomendação diária: 10 a 20 gramas/dia. (uma colher de sopa tem 10gr)
Calorias: um grama do produto fornece aproximadamente 5 kcal.

Validade: O óleo de coco não fica rançoso e pode durar até três anos em condições estáveis.

Dicas: vale a pena lembrar que leite de coco e coco ralado industriais apresentam glicerol, ou glicerina, resíduo de processamento de ossos bovinos e suínos.  http://luizmeira.com/cocos.htm

A fruta verde, embora saudável, não se presta para eliminar quilos extras. É que nesse estágio ainda não há teor significativo de ácido láurico e monolauril.

Importantíssimo: a versão light deve ser totalmente descartada, porque os benefícios estão justamente na sua gordura, lembra-se?
Ao comprar, abra o vidro e verifique se o óleo (líquido acima de 22 graus C, sólido abaixo disso) tem cheiro e sabor agradáveis. Se não tiver, devolva. Cheirar de leve não adianta, tem que inalar profundamente, pois o cheiro ruim fica no fundo do bom. Já o sabor, se for amargo, aparece logo.

O ácido láurico existente no óleo e coco pode fazer estes óleos endurecerem em temperaturas inferiores a 23º graus. Em dias frios, para fazer a gordura voltar ao estado líquido, basta deixar a embalagem do óleo no sol da manhã ou aquecer em banho-maria, que a gordura volta ao seu estado natural líquido.

Por Marcília Castro

Sites pesquisados:

Postagens mais visitadas deste blog

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E

Bepantol + Hipoglós + Arovit + Vitamina E Gente, eu já ouvi várias pessoas falando dessa fórmula e que a Glória Maria é que tinha falado. Hoje não dá para acreditar em tudo que você ouve pela internet, não é? Então resolvi fazer uma pesquisa na internet e ver se acharia o tal depoimento! E não é que achei? É verdade, sim. Ela realmente deu este depoimento sobre o uso destes cremes e vitaminas e que foi o Dr. Ivo Pitanguy que tinha dado! Só que a receita que está circulando por aí, não fala da vitamina E, mas ela ( a Glória Maria) fala da vitamina E.  Então, claro que eu também vou testar, não é? Infelizmente, ainda não encontrei a vitamina E, mas estou procurando! Ela disse que colocava um pouquinho de cada creme na mão e algumas gotinhas das vitaminas e passava no rosto antes de dormir. Pesquisei em outros sites e encontrei uma medida que acho que é razoável para se passar no rosto, pescoço, colo e mãos: Bepantol - 2cm ( mais ou menos o que vc coloca de pasta dental na

Berço acoplado à cama! Ideia genial!!

Berço para dormir com o bebê. Dia das mães está chegando e nada melhor do que coisas que podem simplificar a vida das novas mamães, não é? Olhem só que coisinha mais legal!! Isto na Europa se chama co-sleeper! É um berço que você pode acoplar à cama e olhar o seu bebê durante à noite ou trocar a fralda sem ter que se levantar da cama! Não é genial? Amei!!  Pesquisei na internet e não achei nenhuma loja que produz este tipo de berço aqui no Brasil. Vi em sites Irlandeses e Britânicos!! Agora na família temos um novo membro, um priminho lindo, lindo! Por isto o berço me chamou à atenção!! Meu priminho com certeza vai adorar!! Que tal se alguma empresa brasileira produzisse algo parecido? Tá aí uma ideia fantástica!!! O berço acoplado à cama  Depois é possível usá-lo como um banquinho, no quarto da criança!!! Ou se pode usá-lo em qualquer lugar da casa, como um pequeno sofá!! Muito prático e inteligente! Nota 10!! Como recebi muitas mensagens sobre o berço, fiz u

Água oxigenada 10Vol clareia dentes, elimina bactérias e muito mais! Leiam e compartilhem!

Os Dentistas queriam esconder isso das pessoas pra lucrarem com clareamentos dentários, mais os cientistas não ficaram com medo de falar. Veja os benef ícios da água oxigenada, um produto muito barato e que você encontra em qualquer lugar. 90% das pessoas não sabem, porque não é divulgado, por isso, pesquisei muito e trago as informações que vão te auxiliar no dia-a-dia, acompanhe a lista de benefícios: 1- Mata os germes bocais; 2- Clareia os dentes (coloque uma colher de sobremesa de água oxigenada vol. 10 e bocheche por um minuto, depois cuspa); 3- Tira os germes das escovas de dentes que causam gengivite e outros (mantenha a escova numa solução de água oxigenada10 vol.); 4- Desinfeta as superfícies melhor que qualquer outro produto (excelente para banheiros e cozinhas); 5- Elimina fungos dos pés que causam chulé (utilize á noite sobre os pés, também evita frieira e outros fungos); 6- Evita infecções, 7- Desinfeta 8- Ótimo cicatrizante, passe em todos dos tipos de ferimentos (use vár